No princípio essas duas entidades “percorriam” caminhos distintos, ou seja, as idéias organizacionais eram totalmente adversas ás idéias em relação ao indivíduo. Esses conflitos ideológicos são explicados principalmente por duas teorias: a clássica e a humanista.
Na teoria clássica existia uma maior preocupação com a produção e com os métodos de trabalho, tratava o individuo como uma máquina. A teoria Humanista procurava focar-se no indivíduo em meio a organização, nos seus aspectos sentimentais, grupais e social, de forma que as duas partes estivessem em “harmonia” para que pudesse obter melhores rendimentos dos funcionários e conseqüentemente maior produtividade. Então buscava entender qual seria a motivação para esses indivíduos.
A teoria behaviorista ou Comportamental nos traz uma nova visão dentro das organizações através de estímulos psicológicos adequados, é o complemento das demais teorias, porém com uma visão mais ampla e menos romântica pensando em um novo que realmente funcionasse na prática.
Para entender à teoria do comportamento usa-se como ponto de observação o comportamento individual das pessoas e para estudá-las procuramos entender as motivações humanas, é preciso que o administrador seja conhecedor das necessidades dos seus subordinados para utilizá-las com método infalível de melhorar a qualidade dentro da organização.
Sabe-se que a necessidade de auto-realização, com um trabalho criativo e desafiante; diversidade e autonomia; participação nas decisões; tanto quanto as necessidades de estimulo, responsabilidade sobre resultados geram orgulho e reconhecimento ou até mesmo promoções. Essas devem trazer um novo desafio para esse indivíduo. O enriquecimento das tarefas a substituição de tarefas mais simples por tarefas mais complicadas, desenvolve também seu crescimento intelectual. O ambiente de cordialidade e segurança, estabilidade profissional, também como a remuneração satisfatória contribuem de forma decisiva para uma relação de troca de benefício.
Na teoria clássica existia uma maior preocupação com a produção e com os métodos de trabalho, tratava o individuo como uma máquina. A teoria Humanista procurava focar-se no indivíduo em meio a organização, nos seus aspectos sentimentais, grupais e social, de forma que as duas partes estivessem em “harmonia” para que pudesse obter melhores rendimentos dos funcionários e conseqüentemente maior produtividade. Então buscava entender qual seria a motivação para esses indivíduos.
A teoria behaviorista ou Comportamental nos traz uma nova visão dentro das organizações através de estímulos psicológicos adequados, é o complemento das demais teorias, porém com uma visão mais ampla e menos romântica pensando em um novo que realmente funcionasse na prática.
Para entender à teoria do comportamento usa-se como ponto de observação o comportamento individual das pessoas e para estudá-las procuramos entender as motivações humanas, é preciso que o administrador seja conhecedor das necessidades dos seus subordinados para utilizá-las com método infalível de melhorar a qualidade dentro da organização.
Sabe-se que a necessidade de auto-realização, com um trabalho criativo e desafiante; diversidade e autonomia; participação nas decisões; tanto quanto as necessidades de estimulo, responsabilidade sobre resultados geram orgulho e reconhecimento ou até mesmo promoções. Essas devem trazer um novo desafio para esse indivíduo. O enriquecimento das tarefas a substituição de tarefas mais simples por tarefas mais complicadas, desenvolve também seu crescimento intelectual. O ambiente de cordialidade e segurança, estabilidade profissional, também como a remuneração satisfatória contribuem de forma decisiva para uma relação de troca de benefício.
Entende-se que as teorias clássicas, humanistas e behavioristas se completam e buscavam a melhor forma de equilíbrio entre os colaboradores e organizações, para que houvesse motivação para produzir e desenvolver essas empresas. E como conseqüência desenvolver a sociedade.
A partir das diversas formas de funcionamento da administração, vários métodos foram utilizados para o seu melhoramento. Sendo que cada um contribuiu de forma eficaz, surgindo de acordo com as suas respectivas necessidades.
O estruturalismo com suas visões e incentivos, tinha como principal fator constituinte dos fenômenos lingüísticos o método de analise ao sistema que apresentam como característica básica o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes.
Os neoclássicos com suas ênfases e princípios, por sua vez focava se nos objetivos e resultados sempre voltado à técnica e a produção.
Ambos os métodos utilizados nas organizações, tinham como principal alvo a eficiência e o controle aplicando a subdivisão estratégica no mesmo, sendo ela operacionada como um todo.
parabéns, esse texto está muito bom.
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