quarta-feira, 9 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO HUMANÍSTICO PARA A CARREIRA DO ADMINISTRADOR


Atualmente a sociedade é o foco fundamental das Universidades em si tratando da formação do ensino superior de administradores.

O Humanismo traz para o administrador a visão particular e o bom senso para seu relacionamento interpessoal, em sua carreira, sendo de suma importância no seu desempenho.

Segundo, Buss e Rinert (2009) (apud Paviani e Dal Ri Jr, 2000), a Importância do conhecimento humanístico, ou seja, o homem como centro de todas as coisas, mostrando que o humanismo é fator crucial para sua carreira.

Contudo, há um desvio na característica da formação do administrador - o ideal seria formar pessoas capazes de lidar e interagir equilibrando o racional e o emocional para beneficiar a sociedade. A profissionalização dos administradores como técnicos obstinados em resultados e lucros para satisfazer as necessidades do mercado em constante demanda por profissionais com habilidades específicas para determinadas áreas, distancia esse profissional do Humanismo.

O Humanismo traz para o administrador o pensar, o observar, sendo esses atributos ferramentas que colaboram na compreensão dos seus colaboradores, apresentando uma visão critica mais justa para a resolução dos problemas existentes, ou mesmo, que possam surgir nas organizações, na sociedade e no mundo de forma geral.

Apesar do mercado ditar regras, solicitando profissionais cada vez mais especializados, o Humanismo mostra que o profissional com visão ampla, detém conhecimento sobre vários assuntos se faz necessário nas organizações, pois este profissional possui habilidades de melhor adaptação às mudanças superiores aos profissionais qualificados somente para um determinado segmento.

Verificamos que as exigências da economia que visa somente lucros, onde a especialização dos administradores é exigida, não pode deixar de lado as avaliações do Humanismo, que faz com que os administradores possuam sensibilidade para pemear os extremos dessa relação entre lucratividade e pessoas, sendo de suma importância para o desenvolvimento da sua carreira.


REFERÊNCIA

BUSS, Ricardo; REINERT, José. O Humanismo da formação do administrador. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, p. 217-234, mar. 2009. Disponível em: Acesso em: 15 mar 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário